segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Atividades do Crie são apresentadas no VII Seminário de Educação Especial






Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que atuam no Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), participaram na manhã desta quarta-feira, 25, do VII Seminário de Educação Especial, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA).

Com o tema “Por uma sociedade inclusiva”, o professor especialista em neuropsicopedagogia, José Carlos Castro, apresentou relatos de experiências bem-sucedidas do Crie sobre a “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: desafios e possibilidades”. O seminário acontece até esta quinta-feira, 26, na EAUFPA, de 08h às 18h.

O objetivo do seminário é desenvolver ações que melhorem as condições de aprendizagem, contribuindo para a inclusão de todos no processo educativo; a formação de professores; o acesso e a permanência de estudantes com necessidades educativas especiais nas escolas regulares; além das políticas públicas voltadas para o atendimento desses alunos.

Para o professor José Carlos, o seminário é uma maneira de proporcionar um debate rico, que contribui para o aprimoramento das ações educacionais. “A educação inclusiva é fundamental na educação de qualidade para todos, com ênfase no reconhecimento e na valorização das diferenças. Isso requer da escola uma reflexão sobre as práticas educativas e políticas de atendimento ao estudante”, explicou.

José Carlos também comentou que a divulgação das boas experiências são importantes para o processo e o futuro da educação. “Muitas escolas duvidam da evolução dos seus alunos, e quando descobrem que as ações deram certo, começam a agir da mesma maneira. Isso é natural até porque ainda são poucas as instituições que desenvolvem o trabalho”.

Texto: Aline Saavedra
Fotos: Arquivo Comus
Edição: Vanda Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário