sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Auto da Inclusão reúne alunos com deficiência para celebrar o Natal



Um espetáculo protagonizado por alunos cadeirantes, cegos, surdos, mudos, com Síndrome de Down e outras deficiências. Assim foi realizado nesta quarta-feira, 18, o I Auto de Natal da Inclusão. O auto faz parte da programação de natal do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Belém que atende alunos com alguma deficiência. Participaram do evento 40 alunos de escolas públicas municipais dos distritos de Belém e Entroncamento. O evento ocorreu na Praça do Povo.

Familiares dos atendidos prestigiaram o auto que fazia referência ao nascimento de Jesus. A preparação para o espetáculo durou dois meses com ensaios duas vezes por semana. O Auto foi dividido em quatro estações que trouxeram ao público cenas de Maria, José, os reis magos, Jesus e os anjos que utilizaram as pernas de pau. Houve ainda apresentações de balé aéreo, grupos de dança e canto, além da encenação do Natal de Charles Chaplin.

Para Maria de Fátima dos Santos, mãe de Ruan Pablo, aluno com deficiência física em decorrência de uma paralisia cerebral, ver que o filho possui amplo desenvolvimento e que pode participar de ações como essa é motivo para comemorar. “Eu estou muito feliz, muito orgulhosa de ver o Ruan participando. Hoje eu percebo que as possibilidades dele dentro e fora da escola são muitas, que ele tem um bom desenvolvimento, e isso é uma vitória”, afirmou.

Ao final do espetáculo o Papai Noel chegou para trazer mais alegria à criançada ao distribuir presentes. “Quando eu crescer quero ser jogador de futebol. O Papai Noel parece que adivinhou o que eu queria me dando essa bola”, disse feliz o aluno Vinicius Gabriel.

A Coordenadora do Crie,Denise Costa, falou da importância em realizar eventos como esse que reúnem não somente os alunos, mas a família da pessoa com deficiência. “Estou muito feliz em realizar esse encontro de união, de solidariedade, de amor pelo próximo que é o Auto de Natal. É muito importante que a sociedade conheça e valorize o potencial que todos eles possuem de acordo com a sua limitação. Com certeza este será o primeiro de muitos”, afirmou.

Os alunos que participaram da atividade são integrantes da “Trupe da Inclusão” que é formada por jovens de todas as idades que frequentaram as Escolas Municipais, inicialmente do Distrito Administrativo de Belém e Entroncamento. A Trupe nasceu do Programa Artes Cênicas, Expressão e Inclusão, do Núcleo de Programas e Projetos.
O projeto tem o teatro como um veículo de integração do aluno com a escola, uma vez que o teatro é um meio completo de comunicação, pois é através da linguagem cênica que os homens expressam suas mais profundas emoções, desejos e sentimentos. A linguagem cênica vem ampliar a inclusão escolar, como meio facilitador de aprendizagem, tem o propósito de fazer com que o teatro se torne presente na vida dos alunos e ajude a ultrapassar suas barreiras.

Texto: Aline Saavedra – Ascom Semec
Fotos: Jõao Gomes – NID Comus
Edição: Lene Tavares – NID Comus


Nenhum comentário:

Postar um comentário