quarta-feira, 11 de março de 2015

Comunidade comemora cinco anos de fundação da Escola Municipal Rita Nery



Em comemoração aos seus cinco anos de existência, a Escola Municipal Rita Nery realizou nesta sexta-feira, 27, um dia com brincadeiras, danças, teatro e serviços que beneficiaram os alunos e comunidade do entorno.
Participaram da comemoração,  diretores, professores, alunos e familiares e moradores da área próxima à escola, além de integrantes da Secretaria Municipal de Educação e representando o Prefeito de Belém, a vice-prefeita Karla Martins. O objetivo do evento foi fortalecer os vínculos entre escola e sociedade, além de trazer melhorias que facilitarão o aprendizado de maneira dinâmica.
“Para mim é muito gratificante representar neste momento o prefeito Zenaldo Coutinho e estar participando desta grande festa que mostra o crescimento desta escola que conta com parcerias muito importantes. O bairro do Tenoné tem sido atendido com insfraestrutura, saneamento e educação de qualidade”, disse Karla Martins.
Com 320 alunos sendo oito portadores de deficiência, a unidade desenvolve projetos em prol da sociedade, sendo um destes o “Belém 400 anos”. O projeto pretende inserir cada vez mais em suas atividades, alunos com deficiência atendidos na Sala de Recursos Multifuncional e contribuir para uma ação articulada de todos os envolvidos na realidade escolar.
Para a diretora da escola Rita Nery, Letícia França, o maior desafio é trazer a comunidade para dentro da escola e propiciar a participação conjunta, além de implantar igualdade entre os alunos que estudam nesta unidade de ensino. “Aqui, nossas atividades são realizadas coletivamente e nossos alunos tem uma interação muito boa”, afirmou a diretora. “É esta nova gestão, parcerias e até os amigos que nos ajudam a fazer um trabalho educativo com qualidade”, completou.
A unidade contou com a efetivação de novos projetos em parceria com o jornal O Liberal, Instituto Criança Vida e Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.
No evento foram consolidadas parcerias da unidade escolar com o projeto O Liberal na Escola, pelo qual serão realizadas semanalmente as doações de jornais para que os professores possam trabalhar a produção da leitura e escrita com os alunos da rede.
Os alunos receberam no decorrer da festa, uma brinquedoteca ofertada pelo Instituto Criança Vida, que também fez  a doação de uma cadeira de rodas para o aluno do Jardim II com paralisia cerebral, Anderson Moura.
Para a avó do aluno, o momento foi de realização, “A Escola junto com a prefeitura de Belém está me proporcionando uma emoção muito grande, a doação da cadeira de rodas adaptada vai firmar a coluna do meu neto, e este é o maior e melhor presente que nossa família já recebeu”, frisou Francisca Moura. “Aqui no Rita Nery somos uma família, e quero aproveitar este momento para agradecer ao Prefeito Zenaldo Coutinho que doou a primeira cadeira de rodas ao Anderson, já não aguentávamos carregá-lo em ônibus, e isso agora é mais uma conquista, não posso conter a alegria”, concluiu Francisca.
Alunos ressaltaram o amor pela escola e falaram de suas convivências naquele ambiente, “Antes eu estudava em escola particular, só que eu gosto mais daqui. As salas são confortáveis e temos muitas coisas para fazer. Todos os dias quando chego para estudar, converso com o meu melhor amigo, o Anderson, apesar de ele não poder responder. Eu estou feliz pela cadeira que ele ganhou”, disse a aluna do Jardim II, Maria Figueiredo.
 
Investimentos
A estrutura física, a qualidade dos profissionais e a metodologia usada na escola favorecem o aprendizado dos alunos. O pai contou que Maria tem apresentado uma evolução rápida, “hoje minha filha já escreve seu nome, a cada dia nos surpreendemos mais”, afirmou Humberto Miranda.
Em sua estrutura, a escola possui sala ambiente natureza e sociedade, sala ambiente de artes, jogos, músicas, expressão e produção.
A comunidade aproveitou a ocasião para comemorar também a ampliação do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, executado pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae).  “Este é um projeto de educação alimentar que tem avançado e ainda pretendemos ampliar para levar até as residências dos nossos alunos. A proposta é que a horta escolar ultrapasse os muros da escola”, disse Carmem Brandão, nutricionista da Fmae.
Durante o evento, agentes da Secretaria de Saúde Municipal (Sesma) disponibilizaram serviços aos participantes como vacinas, testes de glicemia e de HIV. Também foram realizadas doações de mudas para a comunidade do bairro, disponibilizadas pelo diretor do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, Roberto Pinheiro.

Texto: Natasha Albarado 
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário