sexta-feira, 20 de março de 2015

Projeto Portas Abertas é realizado pela primeira vez em Belém






Iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes organização sem fins lucrativos com sede em Cotia, São Paulo, que busca a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e Fundação Barcelona, instituição vinculada ao time espanhol de mesmo nome, o projeto Portas Abertas promove a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, nas escolas, por meio da educação física e do esporte inclusivo.

Pela primeira vez o projeto será realizado nas escolas públicas de Belém, através da Secretaria Municipal de Educação. De todo o país, apenas 15 capitais brasileiras foram selecionadas.

O Portas Abertas, que é dividido em etapas, se encontra no momento de formação. Neste processo participam o professor de educação física, o diretor escolar e o professor que realiza o atendimento educacional especializado a alunos com deficiência de cada uma das dez escolas previamente selecionadas. O lançamento do projeto para o ano de 2015 foi realizado no mês de fevereiro, em São Paulo, com a participação de representantes de cada município.

As formações ocorrem simultaneamente em todas as capitais via internet. Em Belém, os encontros são realizados no Núcleo de Informática Educativa (Nied) toda quarta-feira, de 14h às 17h30, até o mês de junho.

Nessa etapa os participantes assistem a aulas de variados temas, entre eles o histórico da educação inclusiva, elaboração e gestão de projetos, educação física inclusiva, políticas públicas para a educação inclusiva, estratégias pedagógicas para a educação inclusiva, e outros. Paralelo a isso deverá ocorrer o planejamento de projetos locais, voltados para a inclusão escolar, com implantação prevista até setembro.

Já no período de outubro a novembro, membros das entidades idealizadoras virão a Belém para fazer o monitoramento do projeto e participar do evento onde estarão presentes os cursistas, além de convidados, para o compartilhamento das experiências e do aprendizado vivido ao longo do ano.

Participam do projeto as escolas municipais Amália Paungartten, do bairro do Guamá, Alzira Pernambuco, do bairro do Marco, Antônio Carvalho Brasil, do bairro da Condor, Cordolina Fonteles, do bairro da Pratinha, Parque Bolonha, do bairro de Águas Lindas, Padre Leandro Pinheiro, do Guamá, Palmira Lins de Carvalho e República de Portugal, ambas da Marambaia, Terezinha de Souza, do Castanheira e Walter Leite Caminha, do bairro do Benguí.

 

Para a diretora do Departamento de Educação Física da Semec e interlocutora do projeto em Belém, Elizabeth Gomes, o projeto favorecerá ainda mais a inclusão dos alunos com deficiência na rede de ensino municipal. “A educação física exerce um papel muito importante na inclusão dos alunos com deficiência. E o projeto Portas Abertas vai somar ainda mais com as ações já desenvolvidas”, disse.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Ascom Semec
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

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