quinta-feira, 28 de maio de 2015

Bebês que estão deixando a amamentação descobrem a riqueza das frutas








Conhecer os sabores das frutas, explorar o cheiro e a textura dos alimentos e ainda ganhar massagem. Estas foram algumas das atividades realizadas com as turmas do berçário II da Unidade de Educação Infantil (UEI) Pratinha, na tarde desta quarta-feira, 27, dentro da programação da IV Semana do Bebê, em Belém.

Frutas como o abacaxi, abacate, goiaba, mamão, melancia e a tradicional manga estiveram presentes no piquenique realizado na parte externa da UEI. Professoras apresentavam as frutas aos alunos, algumas, até então, desconhecidas pela maioria, e falavam dos benefícios proporcionados pelo consumo desse tipo de alimento.

Para a coordenadora da Unidade de Educação, Josiane Azevedo, é necessário pensar na realidade vivida pelos alunos e ao mesmo tempo estimular a introdução de frutas na refeição o quanto antes, pois quanto mais cedo houver a descoberta dos alimentos, melhor será a sua aceitação.

“Nós sabemos que a realidade na casa dos nossos alunos é sempre pelo mais rápido e mais acessível. Então procuramos trazer frutas que fogem um pouco dessa realidade. Nesta fase, as crianças conhecem o mundo pelo paladar. Tanto que tudo que veem, pegam e levam à boca. Portanto, é neste momento que a criança vai deixando de mamar que se deve oferecer os alimentos mais nutritivos, como as frutas, por exemplo”, explicou a coordenadora se referindo aos alunos do berçário que possuem idade entre 1 ano e 1 ano e 11 meses.

A chamada Educação do Sensível é um método de ensino novo e que ainda está sendo propagado pelas unidades de educação do Brasil. O método busca aguçar melhor os sentidos das crianças, acreditando que desta forma a educação será potencializada. Técnica de educação infantil, Rosângela Colares, que integra o projeto corpo arte e movimento, desenvolvido pela UEI, demonstrou às professoras e mães como fazer uma massagem relaxante que melhora o aprendizado dos alunos.  
A mãe do aluno André Bezerra, do jardim II, aprovou a atividade e a atenção que é dada ao filho durante o período integral que passa na UEI.

 “Com certeza eu e o meu filho nos sentimos valorizados. A atividade está maravilhosa. É um aprendizado muito importante. Eu não sabia que ele gostava de goiaba, descobri agora e já vou comprar lá pra casa. Eu, enquanto mãe me sinto feliz em saber que o meu filho está aprendendo coisas boas. É o primeiro ano que ele estuda aqui e tenho certeza de que fiz a escolha certa. Aqui ele extravasa a energia, aprende a não ser egoísta e cria hábitos que ele leva pra dentro de casa”, afirmou Gleiceane Bezerra.  

Além do piquenique e da massagem os alunos tiveram aula de dança. O que foi comemorado pelos pequenos estudantes. “Eu amei tudo que teve aqui hoje”, disse feliz a aluna da turma do jardim II, Beatriz Borges. A unidade de educação infantil Pratinha atende no total 115 crianças nas turmas do berçário II, maternal I e II e jardim I e II, de forma integral, de 7h30 às 17 horas.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Uchôa Silva/Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário