quarta-feira, 3 de junho de 2015

Oficina de Libras é realizada durante XIX Feira Pan-Amazônica do Livro










Aos 17 anos de idade, a estudante Rayane Teixeira visitou a Feira Pan-Amazônica do Livro pela primeira vez e saiu contente com o que viu e, mais ainda, com o o que aprendeu. Ela e outros 19 alunos da escola técnica Irmã Albertina Leitão, localizada no município de Santa Izabel, participaram de uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, o Crie.  A oficina foi realizada na tarde desta terça-feira, 2, no estande da Semec na XIX edição da feira do livro.
 
O objetivo foi divulgar mais conhecimentos sobre a linguagem de sinais e promover inclusão. “Foi uma experiência muito boa porque tenho uma colega com deficiência auditiva e às vezes eu evitava me comunicar com ela porque não sabia como agir, tinha muita dificuldade. É importante também, porque alguém pode precisar de ajuda e se não soubermos pelo menos um pouquinho de Libras, não temos como ajudar”, ponderou Rayane.

A oficina abordou o conhecimento básico do ensino de Libras, por meio de músicas e teatro e foi ministrada pelo professor surdo Cleber Couto, com a participação dos profissionais Glória Ferreira, Isabel Negrão e Socorro Trindade, do Crie.

Cleber Couto, afirmou que é a primeira vez que vê uma ação de inclusão como essa na Feira do Livro e parabeniza a iniciativa. “Eu já desenvolvo um trabalho nas escolas, onde o engajamento existe, porém pode ser ainda maior. E este momento é importante para abrir mais a mente das pessoas e acabar com o preconceito que ainda existe”, afirmou.

Além da escola técnica Irmã Albertina Leitão, participaram também a escola Carrossel e o Jardim Escola Estação Futuro, ambos da educação infantil.

Nesta quarta-feira haverá no estande da Semec a exposição “O livro de pano como ferramenta de inclusão”, das 10h às 12h; a performance “Descobrindo o mundo do faz de conta” e a oficina “nutrindo o imaginário e construindo significados, das 14h às 15h; a programação Cartaz para a paz: pensamentos, sentimentos e ações para a paz no planeta”, das 15h às 16h; oficinas de jogos matemáticos, das 16h às 18h e o projeto Miriti das 19h às 21h.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Edson Wanzeler - NID
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário