segunda-feira, 1 de junho de 2015

XI Encontro de Educação Física Escolar debate o incentivo do esporte na escola







As escolas municipais de Belém se destacam em todo o Brasil, no que diz respeito a espaços esportivos. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, a média nacional é de três quadras poliesportivas a cada sete escolas, enquanto em Belém o índice é de 90% de unidades escolares que possuem espaços esportivos.

Sabendo da importância de capacitar continuamente os professores de educação física e incentivar o crescimento profissional dos educadores, em Belém, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Departamento de Educação Física (Deef), iniciou quinta-feira, 28, o XI Encontro de Educação Física Escolar, que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Sejel), na Aldeia Cabana. A programação segue até a tarde desta sexta-feira, 29.

Durante o encontro são abordadas temáticas como a esportivização, gestão esportiva e inclusão social através do esporte. “A programação do evento visa fomentar uma discussão sobre o esporte na escola. Estamos trabalhando para que todas as benesses das atividades esportivas, inseridas na educação física escolar, sejam ofertadas aos estudantes”, pontuou a coordenadora do Deef, Elizabeth Gomes.

Para o palestrante Cristhian Costa, eventos como este são muito importantes, pois possibilitam a troca de experiências e a discussão de conceitos. “A escola, no modelo atual do esporte brasileiro, é um seleiro de detecção de talentos e também de desenvolvimento deles. Por isso, precisamos ter profissionais qualificados, mas não podemos focar somente nisso, o desenvolvimento educacional da atividade física continua sendo uma das prioridades da escola”, concluiu.

O professor, Everaldo Tomasauskas, afirma que ganha muito conhecimento nas formações. “A educação física escolar não é um assunto simples, por isso é muito bom esse direcionamento para que não fiquemos perdidos na execução de nosso trabalho”, disse.

Texto: Andreza Carvalho
Foto: João Gomes / COMUS
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário