A ludoeducadora inclusiva, mestra em Artes e atriz Cecília Barriga apresentou o espetáculo “A Viagem da Palhaça Mademoiselle Clown com a Mala Sem Fundo da Artista Heliana Barriga”, nos dias 30 de maio e 02 de junho, no Espaço Infantil da Feira, acompanhada pela própria Heliana, com sua voz e o seu acordeom, e pela percussionista erudita Vilma Monteiro. Interpretou a personagem-título do espetáculo, a partir de estudos sobre a obra líterofonográfica da acordeonista e escritora. Interagiu com o público de maneira lúdica e cênica, estimulando a sensibilidade da plateia, por meio da poesia, da performance, do jogo teatral e da inclusão.
No dia 31 de maio, a professora Cecília ministrou a oficina “O Professor, um Recurso Humano Lúdico: Vivências de Artes e Inclusão com a Palhaça Mademoiselle Clown”, com a participação de atores, pedagogos, arte-educadores, professores de teatro e de língua estrangeira. A proposta foi envolver os participantes em um diálogo sobre o tema e na estimulação de vivências lúdicas, ao se buscar compreender como as necessidades próprias da infância são importantes, ao incluir a criança com deficiência e aquelas com altas habilidades e/ou superdotação no contexto educacional.
Ouro objetivo foi confirmar que é necessária uma proposta de ensino-aprendizagem aplicada nas Salas de Recursos Multifuncionais – SRM - ligada ao Ensino Regular, em uma Escola Inclusiva, que evidencie um currículo flexível e adaptável, a estimulação de habilidades e de potencialidades do educando público-alvo da Educação Especial e Inclusiva, conforme um Plano de Atendimento Educacional Especializado baseado nos conceitos de ludicidade, criatividade, sensibilidade, artes, expressão, liberdade, diversidade, infância e inclusão, em diálogo reflexivo com estudiosos das áreas das Artes, da Ludicidade e da Educação a nas próprias experiências da ludoeducadora inclusiva Cecília Barriga, por meio de sua palhaça Mademoiselle Clown.
Nenhum comentário:
Postar um comentário