quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Belém promove formação em Educação Especial




A Prefeitura de Belém por meio do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, está com as inscrições abertas para os cursos de qualificação voltados para educação especial no município de Belém.

Jogos Cooperativos e Inclusão, Avaliação na Educação de Surdos, Descritores da Prova Brasil para o Aluno com Deficiência Intelectual e o novo Inclusão Escolar: relações atitudinais em contexto, estão entre os temas abordados.

O objetivo da formação é qualificar todos os profissionais que participam de forma direta e indireta da educação de alunos com deficiência em escolas públicas de Belém, além de discutir e utilizar os melhores métodos de ensino a esses alunos para obter avanços na vida escolar, familiar e social dos alunos.

Para a coordenadora do Crie, Denise Costa, a novidade do curso “Inclusão Escolar: relações atitudinais em contexto” é muito importante para a inclusão escolar como um todo. “O que nós queremos e sensibilizar e formar nossos professores, coordenadores, diretores, estagiários, secretários, merendeiros, vigilantes e familiares, para que entrelaçados possamos juntos fazer um educação verdadeiramente inclusiva em nossas escolas, já que a inclusão é responsabilidade de todos, e juntos podemos melhorar cada vez mais esse processo”, afirmou.

Podem se inscrever todos os servidores da rede pública de ensino municipal ou qualquer pessoa que tenha interesse em participar. A inscrição é gratuita e pode ser feita até sexta-feira, 28, pelo email cursoscrie@gmail.com ou na sede do Crie, localizado na Avenida Gentil Bittencourt, Nº 694, de 8h às 18h.

Os cursos têm carga horária de 30 horas, todas as terças e quintas-feiras ou segunda e quarta-feira, no horário de 15h às 18h ou de 18h às 21h, de acordo com cada curso, durante o mês de março. Ao término, os concluintes recebem certificado de participação. Mais informações pelo telefone: 3252-0201.

Texto: Aline Saavedra – Ascom Semec
Foto: Divulgação – Crie
Edição: Lene Tavares

3 comentários:

  1. Qual a importância de ter um cuidador/monitor ou educador de apoio em sala regular?

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  2. Não diria importância e sim necessidade. Enquanto educadora entre uma visita e outra em escolas não encontramos um FACILITADOR na sala de aula com o professor. A maioria dos professores altamente estressados....Precisamos ter um olhar mais atento em relação a inclusão escolar....estou concluindo um artigo que tem como titulo A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA SOB O OLHAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, estamos longe dessa realidade....colocar alunos deficientes em salas regulares, apenas par o comprimento das leis que regem as políticas educacionais. Incluir, vai além pois requer mudanças no modo de agir e pensar a Educação.

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  3. A rotina em uma escola é bastante dinâmica e um lugar de múltiplas inteligencias(aprendem ao mesmo tempo e de formas diferentes)por isso a importância de se ter esse profissional junto ao professor para que assim possam aplicar da melhor forma possível os métodos pedagógicos para com o aluno.Isso é acessibilidade.Conclui meu artigo recentemente na área da educação especial voltado com o título ACESSIBILIDADE ÀS CRIANÇAS EM ESPAÇOS COLETIVOS e foi muito gratificante pois compreendi que acessibilidade vai além do que pensamos ou imaginamos e pensar como as escolas estão hoje na questão organização é de suma importância e urgente dentro da sala de aula e fora dela.Sabemos que são poucos esses profissionais prejudicando assim o aprendizado do aluno que precisa.Precisa sim de melhor atenção sobre esta questão e humanizar o trabalho docente.

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