quarta-feira, 12 de março de 2014

Salas multifuncionais garantem educação de qualidade a alunos com deficiência



A rede municipal de ensino de Belém possui 577 alunos com deficiência, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos. Os alunos, além de participarem das aulas em turmas regulares, têm toda a assistência especializada necessária nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). O atendimento a esses alunos é feito pela Prefeitura através do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, o Crie, vinculado á Secretaria Municipal de Educação.

As salas são espaços onde os alunos podem ampliar conhecimentos e melhorar as habilidades dentro da limitação de cada deficiência, seja ela física, auditiva, intelectual ou visual. Nas SRMs há mobílias, recursos de tecnologia assistiva, como sorobã, que é uma espécie de calculadora adaptada para deficientes visuais; máquina braile, teclado adaptado, jogos e software, além de outros objetos que auxiliam no desenvolvimento de cada aluno. Nestas salas há o acompanhamento de uma equipe com profissionais de fisioterapia, psicologia, pedagogos, fonoaudiólogos, entre outros.

Em Belém há 33 escolas que possuem as salas de recursos que atendem não somente as crianças matriculadas na unidade, mas também aquelas que estudam em outras escolas, mas no mesmo distrito. As aulas ocorrem de duas a três vezes por semana.

Os profissionais que atuam diretamente ou indiretamente nas SRM, desde a porta de entrada até a direção da escola, passam por capacitações constantemente. O objetivo é qualificar todos os profissionais que lidam com a educação de alunos com deficiência em escolas públicas de Belém, além de discutir e utilizar os melhores métodos de ensino a esses alunos para que eles obtenham avanços na vida escolar, familiar e social

As salas foram avaliadas no final do ano passado e as que faltavam mobília e condicionadores de ar já começaram a receber novos móveis e climatizadores. “Com cadeiras, mesas e jogos pedagógicos, podemos acolher melhor não somente o aluno, mas também aprimorar o atendimento aos pais, por exemplo,” destacou a professora Kátia Nunes, da sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Maria Amoras.

O atendimento voltado para os alunos com deficiência também se estende à família através dos , destacam-se o Programa de Educação Bilíngue, para alunos mudos, com o ensino da Língua Brasileira de Sinais, Programa para deficientes visuais, para alunos cegos e de baixa visão, Programa Incluir, para crianças com deficiência física/neuromotora, e o programa Ciranda da Família que realiza regularmente o encontro das famílias dos atendidos. Nele há a integração de todos os atendidos com os profissionais. No encontro, todos os envolvidos são acolhidos e estimulados a não desistirem do processo de inclusão educacional.

Coordenadora do Crie, Denise Costa, afirma que a inclusão dos alunos com deficiência deve ser feita a cada dia, a cada gesto e atitude. “Nós devemos fazer uma educação verdadeiramente inclusiva em nossas escolas, já que a inclusão é responsabilidade de todos, e juntos podemos melhorar cada vez mais esse processo”, afirmou.

Para ter acesso ao atendimento especializado nas salas de recursos multifuncionais, é necessário que o aluno vá até o Centro de Referência localizado na Avenida Gentil Bittencourt, Nº 694 – Nazaré, no horário comercial ou a qualquer escola pública municipal para ser encaminhado ao Centro. Feito o primeiro contato, o aluno será avaliado por uma equipe multiprofissional que irá traçar um diagnóstico e encaminhá-lo a uma sala de recurso multifuncional.

Texto: Aline Saavedra – Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec
Edição: Lene Tavares

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