sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeitura qualifica professores de Educação Física de olho nas Paralimpíadas Municipais






Para alcançar bons resultados nas I Paralimpíadas das Escolas Municipais de Belém, que acontecem em junho deste ano, a Secretaria Municipal de Educação começou nesta quinta-feira, 10, a qualificação de 30 professores de Educação Física. São aulas teóricas e práticas que terão a participação de alunos com deficiência.

A preparação faz parte do calendário de formação continuada da diretoria de educação. Durante o encontro, os professores deverão adquirir conhecimentos e habilidades que a serem desenvolvidas com os alunos durante os treinos para obter bons resultados nas competições das Paralimpíadas Municipais.

No primeiro dia da formação, realizada no auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa), os participantes tiveram acesso à parte teórica do curso. Pela manhã, a diretora de Educação da Semec, Socorro Aquino, esclareceu a “Concepção Paralímpica”, no período da tarde, o assunto é a “Classificação funcional das modalidades”.

Socorro Aquino tem experiência de sobra para dividir com os professores. Já foi técnica de Goal Ball, natação e atletismo das equipes paralímpicas estaduais e até hoje faz parte do Comitê Olímpico Brasileiro, como treinadora de atletismo para os alunos com deficiência. Socorro também comanda as equipes de Belém e de Barcarena nas Paralimpíadas Escolares, desde 2006.

“Me sinto honrada em estar aqui, repassando meus conhecimentos adquiridos em 33 anos da minha vida na educação especial. Vou ficar muito feliz de ver um dia, um professor daqui na mídia, depois de transformar a vida de um aluno com deficiência, assim como aconteceu com Alan Fontelles, que participou da primeira Paralimpíada, em 2006”.

Nesta sexta-feira, 11, os professores e alunos vão participar de aulas práticas para aprofundar o conhecimento nas modalidades. As aulas práticas ocorrem simultaneamente na pista olímpica do Estádio Mangueirão para a modalidade de atletismo; Escola Estadual Augusto Meira (Avenida José Bonifácio com Gentil Bittencourt), para os professores de natação e na Escola Municipal Walter Leite Caminha (CJ. Catalina, rua tenente Aviador Silva, Trav. 4 s/n - Benguí), para as modalidades de tênis de mesa e bocha, sempre a partir de 08h. Cada modalidade será coordenada por um professor de educação física.

Competição entre as escolas municipais está marcada para o período de 5 a 8 de junho. Mais de 500 alunos devem participar nas modalidades de atletismo (alunos com deficiência física ou visual), bocha (com paralisia cerebral severa, dependentes de cadeira de rodas), natação (alunos com limitações motoras e físicas, com deficiência visual e deficiência mental) e tênis de mesa (alunos cadeirantes, andantes e com deficiência mental), todos na faixa etária de 12 a 19 anos de idade.

Alunos com deficiência atendidos pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes estarão participando A competição inédita vai selecionar atletas para a etapa estadual, em agosto e para a nacional, em outubro.

Texto: syanneneno
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário