terça-feira, 10 de junho de 2014

Centro de Inclusão Educacional recebe doação de livros em Braille


Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), que atende alunos com deficiência, seja ela física, intelectual, auditiva ou de visão nas escolas públicas municipais de Belém, foi contemplado com a doação de 19 kits contendo obras que possibilitam a leitura em Braille.
Dos títulos entregues, 13 são do Senado Federal e seis da Câmara dos Deputados. A doação foi feita pelo Senado Federal e entregue pessoalmente pelo Senador Flexa Ribeiro e o Diretor Executivo da Gráfica do Senado, Florian Augusto Coutinho Madruga, no último dia 6, durante a Feira Pan-Amazônica do Livro.
Os livros irão beneficiar os cerca de sessenta e seis deficientes visuais matriculados na rede municipal de ensino e proporcionar a eles ainda mais cidadania e inclusão. Entre as obras estão: Dicionário da Língua Portuguesa, Código Florestal Brasileiro, ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Regimento Interno do Senado Federal, O Senado Federal (história do Senado), Conselhos aos Governantes, LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Normas técnicas para escrever em Braille, Crônica de Machado de Assis: O Velho Senado, A Lei Orgânica de Belém, Hinos Brasileiros e as duas últimas edições do Jornal do Senado.
Representando a titular da Semec, Rosinéli Salame, a coordenadora do Crie, Denise Costa destacou a importância das obras em Braille para alunos e professores. “A entrega dessas obras representa a inclusão social de fato. Irá proporcionar aos alunos e aos professores qualificados que existem no Crie e que são deficientes visuais, uma formação melhor, pois será possível ter acesso à Lei Orgânica do Município de Belém e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, por exemplo”, afirmou. Os livros também irão compor a biblioteca inclusiva do Centro.
O Senador parabenizou a iniciativa do Crie e ressaltou a importância do trabalho realizado. “A cada ano ampliamos as possibilidades de acesso de pessoas com deficiência a esses materiais em Braille. É muito importante o trabalho que é feito, que vai além dos deficientes visuais e trata de todas as deficiências. É uma alegria poder estar aqui e ver o trabalho que é realizado”, afirmou.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Ascom Semec
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário