quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Prefeitura investe R$ 18 milhões em construção e reforma de escolas







O investimento na educação vem sendo prioridade no trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Belém. Só este ano, cerca de 18 milhões de reais foram aplicados em obras da Secretaria Municipal de Educação. Este valor representa apenas uma parte dos R$ 72 milhões - 30% do orçamento municipal e 5% a mais que o limite estabelecido pela lei - que a administração municipal vai investir no setor até o fim do ano.
“Esses 30% são um valor muito expressivo, e ainda assim precisamos de muito mais”, declarou o prefeito Zenaldo Coutinho na manhã desta terça-feira, 12, durante inauguração da Escola Municipal Nova Aliança, localizada na rua Profeta Isaias, no bairro da Pratinha II.

"Quero falar da minha alegria em poder entregar esta obra, que não é apenas de uma pessoa, mas, sim, de todos. A escola é para a comunidade”, declarou Zenaldo. “A construção desta instituição surgiu pelo sonho de muitos que lutaram e reivindicaram, e que há muito tempo desejam esse espaço em condições dignas para atendimento das crianças”, completou.
Para Karla Cristina, mãe da pequena Maria Eduarda, de 3 anos, a escola é um sonho para muitas mães que, como ela, vinham pedindo por um espaço melhor para a educação de seus filhos. “Estou impressionada com o espaço físico daqui. Ficou muito melhor do que imaginávamos”, comemorou Karla Cristina. “Nosso pedido de anos finalmente foi atendido e agora vou ficar muito satisfeita e tranquila em poder trazer minha filha pra estudar aqui”, disse.

“Educação é a base de tudo. Com um prédio desse, confortável para nossas crianças, temos então um compromisso na formação de cada pessoa que vai passar por aqui”, salientou a diretora Andréa do Socorro Nascimento.
A nova escola irá atender alunos nas turmas do jardim I e II, além do 1º, 2º e 3º ano do ciclo I. Ao todo, serão 340 estudantes nos turnos da manhã e tarde. As matrículas começaram na última segunda-feira, 4, e as aulas, nesta segunda, 11. Das 340 vagas, 165 são de alunos que antes estudavam na Unidade Pedagógica NRDC, no próprio bairro e foram remanejados.
“Graças às nossas economias e à prioridade dada à educação, está sendo possível a entrega de muitos espaços escolares. Só este ano estamos investindo cerca de 18 milhões de reais em obras da Semec. Prioridade não é discurso, é prática”, pontuou o prefeito.
O novo prédio conta com sete salas de aula, sala de recurso multifuncional, para atender alunos com deficiência, laboratório de informática, sala de leitura, ambulatório e refeitório. Para o próximo ano, a escola também irá matricular para os outros ciclos do Ensino Fundamental.
Além do prefeito Zenaldo Coutinho estiveram presentes na entrega da nova escola moradores de bairros vizinhos, a vice-prefeita Karla Martins, o secretário de Urbanismo, Luiz Otávio Mota Pereira, a secretária de Educação, Rosinéli Salame e a promotora de Justiça Maria das Graças Corrêa Cunha, que, no ato, representou o procurador geral de Justiça, Marcos Antônio das Neves.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário