quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Educação de jovens e adultos do município atende mais de 7 mil em Belém



A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), amplia a cada ano os projetos e programas que buscam educar jovens e adultos, que por motivos diversos não concluíram seus estudos. O assunto foi destaque na tarde desta quarta-feira, 26, no programa “Educação e Cidadania”, na Rádio Nazaré.
Durante a gravação, a diretora de educação da Semec Socorro Aquino foi entrevistada e falou sobre os objetivos e desafios que a educação de jovens e adultos possui, principalmente para evitar a evasão dos alunos. Ela também ressaltou a motivação que os professores devem passar aos seus alunos para chegarem até a conclusão do ensino fundamental. Enfatizou ainda, que o trabalho da Secretaria Municipal de Educação não está voltado somente para o letramento dos alunos, mas, também, há a preocupação com a iniciação e capacitação profissional dos estudantes.
“Alfabetizar jovens e adultos é totalmente diferente de crianças. Os professores possuem formações especificas para terem práticas pedagógicas que estejam de acordo com a realidade e cultura dos alunos”, ressaltou Socorro Aquino.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica, que atende estudantes com idade a partir de 15 anos. A EJA realizada pela Semec tem a duração de quatro anos e equivale a conclusão do ensino fundamental. Hoje, são atendidos 7486 alunos, distribuídos em 222 turmas, em 43 escolas. Além da educação formal, o município também desenvolve o Projeto Piloto de Iniciação para o Mundo do Trabalho e de Geração de Renda, vinculando educação e trabalho e de acordo com as Diretrizes Nacionais de Jovens e Adultos e ao documento Marco de Belém (VI CONFITA), com cursos de informática básica, customização, estamparia e artesanato, desenvolvidos em quatro escolas municipais.
A equipe técnica de educação de jovens e adultos desenvolve ações de assessoramento e acompanhamento técnicos pedagógico, formação continuada, mutirão pedagógico e acompanhamento do projeto Extra Escolar, EJA Cultural.
Também com objetivo de conclusão do ensino fundamental, a Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo Federal,realiza o  Projovem Urbano na capitalparaense. O Projovem Urbano possibilita a conclusão do ensino fundamental no período de 18 meses para jovens de 18 a 29 anos. Além da oportunidade de concluir os estudos, o programa oferece aos alunos a qualificação profissional inicial em diversas áreas, como: serviços pessoais, telemática, alimentação e turismo – hospitalidade.
O Movimento de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (MOVA), em Belém, também é executado pela Semec e tem como propósito alfabetizar pessoas que não tiveram a chance de frequentar as salas de aula no período adequado. Para isso, conta com a parceria de escolas municipais, igrejas e centros comunitários. Ao todo, 170 professores e 25 coordenadores integram o programa. Para ser alfabetizador do Mova é preciso ter o Ensino Médio completo e disponibilidade para ensinar e participar das formações continuadas antes e durante o projeto.
Texto: Andreza CarvalhoFoto: Ascom SemecSecretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário