As aulas de Educação Física nas escolas públicas
de Belém não serão mais as mesmas. Não depois da realização do X Encontro de
Educação Física Escolar que abordou teoria e prática do futebol para cegos,
também conhecido como futebol de 5. O encontro possibilitou a professores de
Educação Física da rede municipal de ensino conhecer as noções básicas de como
incluir o aluno cego nas atividades físicas curriculares e, dessa forma, chegar
ao objetivo maior que é a inclusão por meio da Educação Física. A iniciativa da
capacitação é da Secretaria Municipal de Educação.

Além do futebol de 5, esportes como bocha, vôlei
sentado e tênis de mesa para cadeirantes também foram discutidos e exercitados
pelos profissionais em encontros anteriores. As capacitações com ênfase nos
esportes para os alunos com deficiência visam também a participação dos
estudantes do município nos jogos Paralímpicos Escolares, previstos para
ocorrer no segundo semestre de 2015.

“No meu caso em especial está sendo maravilhoso
porque tenho uma aluna cega e outra com baixa visão. Até então eu não tinha um
norte de como proceder com elas nas minhas aulas, e esse curso está me dando um
mundo de possibilidades de como trazê-las do seu mundo e incluí-las com os
outros alunos. De tudo que foi dito aqui, 70% eu já vou trabalhar com elas e a
turma”, afirmou a professora.

Nos prédios das escolas de Belém, placas
sinalizadoras, rampas de acesso e corrimões demonstram a preocupação em
estimular a inclusão escolar. Nas aulas, a lição continua através do respeito e
da ajuda mútua entre os estudantes e profissionais. “Os professores estão
prontos para receber, seja dentro de sala de aula, seja nos espaços esportivos,
o aluno com deficiência. E o encontro tem justamente a preocupação em aumentar
cada vez mais o leque de conhecimentos desses professores e incluí-los nas
aulas de Educação Física e em toda a escola”, ressaltou a técnica da diretoria
de Educação Física da Semec, Flávia Oliveira.
Técnico do time, Carlos Alberto Gonçalves falou
da importância de estimular o esporte para as pessoas com deficiência desde
cedo. “Este momento é para fazer com que os professores tenham condições de
trazer o aluno cego para a aula de Educação Física e a aula prática para que
eles saibam como o esporte ocorre. É muito importante também porque se tivermos
um trabalho de base, teremos futuros atletas com qualidade”.
Texto: Aline Saavedra
Foto: Uchôa Silva/Comus
Secretaria Municipal de Educação
(SEMEC)
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