quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Escritor português conta história da conquista da Amazônia em três escolas




O Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), da Secretaria Municipal de Educação (Semec), traz a Belém o professor português Antônio Bacelar Carrelhas, que irá ministrar palestras para 300 alunos de três escolas municipais com o tema “O Dono da Amazônia, Pedro Teixeira”. A iniciativa é parte da segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Sismube, “Conheça o seu município”.

Carrelhas desembarcou na capital nesta segunda-feira, 17, e foi recebido pela diretora geral da Semec, Luanda Freire. Em seguida, ele participou de uma reunião com diretores da Semec e do Sismube. “Estar aqui é a realização de um sonho de infância. A Amazônia preenche o meu imaginário desde criança”, disse.

Nos dias 18, 20 e 24 próximos, Carrelhas estará nas Escolas Municipais Honorato Filgueiras, República de Portugal e Liceu Mestre Raimundo Cardoso, respectivamente, proferindo palestra aos alunos sobre a viagem de exploração do militar português Pedro Teixeira pela Amazônia, no século XVII, abordando o maior feito de sua vida, que foi a conquista da Amazônia para a Coroa Portuguesa.

Em 1616, Pedro Teixeira acompanhou a expedição de Francisco Caldeira Castelo Branco ao Pará, quando foi erguido o Forte do Presépio, que deu origem à vila e depois à cidade de Belém.

Projeto – O projeto “Conheça o seu município” é uma ferramenta oferecida aos alunos das escolas públicas de Belém que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a educação patrimonial e cultural de cidades homônimas do Pará e de Portugal. Nesta edição, Belém do Pará e Belém de Portugal serão os locais a serem estudados. Em edições anteriores, as cidades de Ananindeua, Melgaço, Soure e Portel receberam o projeto.

Afinidade – Em Belém, alunos com idades entre 12 e 15 anos das três escolas municipais serão atendidos pelo projeto. O critério da escolha das escolas foi a afinidade que cada uma possui com a história de Portugal e a chegada dos portugueses em Belém.

A Escola Honorato Filgueiras fica no bairro da Cidade Velha, onde teve início a cidade de Belém. A Escola República de Portugal carrega no nome um pouco da história dos colonizadores. E o Liceu fica próximo ao rio Guamá, por onde os portugueses navegaram.

Livro – O ponto alto do projeto será a publicação de um livro de cunho didático-pedagógico, que deverá ser aplicado em sala de aula com informações gerais sobre as cidades homônimas portuguesas, para fomentar o intercâmbio de informações culturais. A expectativa é que sejam publicados 500 exemplares.

Para acompanhar o desenvolvimento e a finalização do trabalho, a professora e coordenadora do projeto em Lisboa (Portugal), Maria de Fátima Meneses, chegará a Belém, provavelmente no mês de junho. No final do primeiro semestre, dez alunos de Portugal virão a Belém para fazer um intercâmbio com os alunos da capital. Na oportunidade serão apresentados os principais pontos turísticos de Belém e está prevista uma visita à cidade de Bragança.

O projeto “Conheça o seu município” é uma parceria entre a Casa de Estudos Luso-Amazônicos (Cela), a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Semec.

Viagem – O escritor Antônio Carrelhas já elaborou um projeto de viagem para refazer o caminho de Pedro Teixeira. A primeira etapa da aventura está prevista para se iniciar em 16 de agosto. A segunda etapa deve ocorrer no primeiro trimestre de 2015. Durante o percurso, Antônio deve dar palestras e apresentar material didático sobre a expedição de Pedro Teixeira e ainda publicar o livro.

Texto: Syanne Neno – Semec
Foto: Divulgação
Edição: Lílian Leitão


Nenhum comentário:

Postar um comentário