quinta-feira, 3 de abril de 2014

Educadores fazem curso de promoção da cultura de paz no ambiente escolar





Ao todo, 30 técnicos da Diretoria de Educação da rede municipal de ensino, entre professores, pessoal de apoio, coordenadores e diretores de escolas participam do curso Prática Restaurativa, promovido pela Rede Escola Cidadã, na Universidade da Amazônia. A formação, que tem como objetivo preparar os servidores da educação para lidar melhor com conflitos, acontece até esta sexta-feira, 04.

“Trata-se de uma nova consciência e metodologia pontuadas numa comunicação não violenta e de encaminhamento grupal para a situação reparando danos pessoal, grupal e comunitário”, afirmou a pedagoga e facilitadora do curso, Ilvaneide Ferreira Carvalho, membro do Instituto Internacional de Práticas Restaurativas (IIPR).

A Rede Escola Cidadã é um projeto interinstitucional que tem como objetivo maior promover a cultura de paz no âmbito escolar a partir do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A preocupação surgiu do aumento dos registros e manifestações de agressividade ocorridas no espaço educacional, onde a construção do conhecimento deveria ser a prioridade.

Para Raquel Veiga, do núcleo de pesquisa da Secretaria Municipal de Educação (Semec) a estratégia de aproximação da família e o melhor preparo de educadores, diretores e técnicos para enfrentar situações de violência vão surtir efeitos positivos como o despertar da consciência de que há necessidade de se enfrentar essa problemática de forma conjunta.

Seis escolas municipais, dos bairros do Guamá, Terra Firme e Icoaraci já receberam ações pautadas nas orientações da Rede Escola Cidadã. Alunos  de 6 a 15 anos e familiares, participam de oficinas durante os finais de semana e férias, onde aprendem sobre direitos humanos, meio ambiente, arte, e participar de ações esportivas e de lazer. Com as oficinas, é feita a prevenção da violência.

Para a professora técnica da diretoria de educação da Semec, Ednéa Azevedo, “a prática restaurativa nos ensina técnicas para lidar com conflitos que são comuns nos nossas escolas. Quando os conflitos na escola são solucionados de forma eficaz, o rendimento do aluno aumenta consideravelmente”, avalia.

O curso de Práticas Restaurativas possui três módulos: Introdução às práticas restaurativas, implementando currículos restaurativos e reuniões restaurativas. Totalizando 40 horas. No Pará, a Rede Escola Cidadã é constituída por órgãos do poder público municipal, estadual e instituições da sociedade civil, como Defensoria Pública, Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa), Fundação João Paulo XXIII (Funpapa), Lar Fabiano de Cristo, Ministério Público, Museu Emílio Goeldi, Polícia Militar, Polo de Leitura Guamazônica, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Tribunal de Justiça e Universidade da Amazônia (Unama).

Texto: Jolse Quinto
Fundação Municipal de Assintência ao Estudante (FMAE)

 


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