Ao todo, 30 técnicos da Diretoria de Educação da
rede municipal de ensino, entre professores, pessoal de apoio, coordenadores e
diretores de escolas participam do curso Prática Restaurativa, promovido pela
Rede Escola Cidadã, na Universidade da Amazônia. A formação, que tem como
objetivo preparar os servidores da educação para lidar melhor com conflitos,
acontece até esta sexta-feira, 04.
“Trata-se de uma nova consciência e metodologia
pontuadas numa comunicação não violenta e de encaminhamento grupal para a
situação reparando danos pessoal, grupal e comunitário”, afirmou a pedagoga e
facilitadora do curso, Ilvaneide Ferreira Carvalho, membro do Instituto
Internacional de Práticas Restaurativas (IIPR).
A Rede Escola Cidadã é um projeto
interinstitucional que tem como objetivo maior promover a cultura de paz no
âmbito escolar a partir do fortalecimento de vínculos familiares e
comunitários. A preocupação surgiu do aumento dos registros e manifestações de
agressividade ocorridas no espaço educacional, onde a construção do
conhecimento deveria ser a prioridade.
Para Raquel Veiga, do núcleo de pesquisa da
Secretaria Municipal de Educação (Semec) a estratégia de aproximação da família
e o melhor preparo de educadores, diretores e técnicos para enfrentar situações
de violência vão surtir efeitos positivos como o despertar da consciência de
que há necessidade de se enfrentar essa problemática de forma conjunta.
Seis escolas municipais, dos bairros do Guamá,
Terra Firme e Icoaraci já receberam ações pautadas nas orientações da Rede
Escola Cidadã. Alunos de 6 a 15 anos e familiares, participam de oficinas
durante os finais de semana e férias, onde aprendem sobre direitos humanos,
meio ambiente, arte, e participar de ações esportivas e de lazer. Com as
oficinas, é feita a prevenção da violência.
Para a professora técnica da diretoria de
educação da Semec, Ednéa Azevedo, “a prática restaurativa nos ensina técnicas
para lidar com conflitos que são comuns nos nossas escolas. Quando os conflitos
na escola são solucionados de forma eficaz, o rendimento do aluno aumenta
consideravelmente”, avalia.
O curso de Práticas Restaurativas possui três
módulos: Introdução às práticas restaurativas, implementando currículos
restaurativos e reuniões restaurativas. Totalizando 40 horas. No Pará, a Rede
Escola Cidadã é constituída por órgãos do poder público municipal, estadual e
instituições da sociedade civil, como Defensoria Pública, Fundação Instituto
para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa), Fundação João Paulo XXIII
(Funpapa), Lar Fabiano de Cristo, Ministério Público, Museu Emílio Goeldi,
Polícia Militar, Polo de Leitura Guamazônica, Secretaria de Estado de Educação,
Secretaria Municipal de Educação, Tribunal de Justiça e Universidade da
Amazônia (Unama).
Texto: Jolse Quinto
Fundação Municipal de Assintência ao Estudante (FMAE)
Fundação Municipal de Assintência ao Estudante (FMAE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário