sexta-feira, 23 de maio de 2014

Alunos de Outeiro são beneficiados com bicicletas










Os alunos de Outeiro têm mais um motivo para não faltarem às aulas. Isso porque o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho entregou 1.264 bicicletas aos alunos do 6º ao 9º anos das Escolas Municipais Helder Fialho, Monsenhor Azevedo, Eidorfe Moreira, conhecida também como Escola Bosque, e anexo da Fleixeira. A entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira, 22, na praça localizada em frente à Escola Municipal Pedro Demo, na Praia do Amor.

Com essa doação, já são 3.764 mil o número de bicicletas entregues a alunos de Mosqueiro, Icoaraci e agora, Outeiro. Participaram da cerimônia de entrega a Secretária Municipal de Educação, Rosinéli Guerreiro, diretores escolares, a agente distrital de Outeiro, Elizete Cardoso e representantes da comunidade e da Câmara Municipal de Belém.

Além de tornar o trajeto até à escola mais rápido e aumentar a presença das crianças em sala de aula, as bicicletas também geram economia no orçamento familiar. “A escola é distante e às vezes não tinha dinheiro pra ir de ônibus. Quando eles não conseguiam pegar carona pra ir pra aula, voltavam pra casa .Eu me sinto mais aliviada porque agora eles têm como ir pra escola, têm mais condições de ter uma vida melhor”, disse a dona de casa Shirlei Amaral dos Santos, que tem quatro filhos, dois deles estudantes da Escola Monsenhor Azevedo.

O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, avaliou a iniciativa como mais uma entre as várias ações que estão sendo feitas para fortalecer os vínculos entre estudantes e escola, destacando o investimento que estão sendo feitos na educação municipal.

 “As  prioridades na minha gestão estão sendo a Educação e a Saúde. No orçamento municipal, 25% devem ser aplicados na Educação, nós de Belém estamos destinando 28%. As bicicletas não são um favor que estamos fazendo aos alunos, estamos devolvendo o dinheiro pago através dos impostos”, declarou Zenaldo.

O Prefeito também chamou a atenção para os cuidados que os estudantes devem ter com a segurança na utilização das bicicletas. “Pedimos às mães que vigiem e as professoras que fiscalizem o uso dos capacetes que fazem parte do kit de segurança que estamos entregando. Queremos facilitar a vida dos estudantes e garantir segurança no seu transporte”, acrescentou.

Zenaldo Coutinho anunciou ainda a entrega de 3.900 tablets e do bônus livro para a XVIII Feira Pan Amazônica do Livro, benefícios destinados a 3.500 professores da rede municipal.

Para a titular da Semec, Rosinéli Guerreiro, este é o papel da Secretaria, de servir da melhor forma os estudantes municipais. “Agora os nossos alunos não terão mais dificuldades para irem à escola. Terão um aprendizado melhor, podem pleitear uma vida estudantil mais plena. Isso mostra que a educação municipal está melhorando”, enfatizou.

Amanda Silva da Costa é aluna da Escola Helder Fialho. A bicicleta entregue pela prefeitura será não somente um meio de transporte, mas também a primeira bicicleta. “ Eu usava uma, mas está muito pequena. Essa tem espelho, tem buzina, tem capacete. Posso ir à escola sozinha ou com minhas amigas, meu pai pode até me acompanhar na bicicleta dele até a escola, mas eu vou na minha”, disse entusiasmada. Ao final da solenidade, um passeio ciclístico reuniu os alunos à beira da Praia do Amor.

Parceria

Ainda durante o evento Zenaldo pediu aos professores para serem parceiros dos alunos, ressaltando “que um movimento com menos de 100 profissionais, em um universo de mais de três mil professores da rede não prejudique o calendário escolar”, referindo-se às especulações sobre uma possível paralisação de professores em Belém.  “Mais de 10 milhões de reais estão sendo investidos em obras na rede de ensino municipal, inclusive com a construção de quadras escolares. A Prefeitura paga para o professor recém-concursado mais de 3 mil reais, muito superior a salários de professores de São Paulo e Recife, por exemplo. Estamos chegando próximo à eleição, e isso é uma questão política. Este é o momento mais importante para mostrar o amor pela Educação”, afirmou.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário