segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Programação especial marca a volta às aulas nas escolas de Belém



O primeiro dia de aula na rede pública municipal foi marcado por uma vasta programação de boas vindas em várias instituições de ensino. Nesta segunda-feira, 4, mais de 72 mil alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental, o equivalente a quase 90% do total de matriculados nessas etapas da educação básica, retornaram às escolas para dar início às aulas do segundo semestre.

Na Escola Municipal Honorato Filgueiras, no bairro do Jurunas, pais e alunos foram recepcionados por funcionários da unidade. O primeiro dia de aula contou com dinâmicas, brincadeiras e cantigas de roda para promover a socialização entre os alunos.

“Preparamos essa programação para que o nosso aluno se sinta acolhido, à vontade de estar dentro da escola, que nada mais é do que a extensão da sua casa, por isso a importância da presença também dos pais. A equipe toda se dedicou para fazer desse primeiro dia de aula um momento prazeroso, de confraternização”, destacou a diretora da Honorato Filgueiras, Divane Brito.

Eliza Alves é mãe da aluna Maria Clara Alves, de 8 anos e ex aluna da instituição. Eliza acompanhou a filha no primeiro dia de aula e elogiou a maneira como alunos e pais foram recebidos. “Achei interessante essa atividade porque ajuda a aproximar os pais da escola e garante que os alunos se sintam bem. Hoje eu percebo que as coisas que eu não tive quando estudava aqui estão sendo garantidas à minha filha. É preciso lembrar que também que essa é uma escola pública, localizada em uma área de periferia, mas funciona em bom prédio, confortável e bonito. Sou muito feliz pela minha filha poder estudar na mesma escola em que estudei, e agora com melhores condições”, revelou.

Para os alunos, o primeiro dia de aula não poderia ser melhor. “Foi legal. Eu brinquei com os professores, encontrei os meus amigos, também cantei, pintei... fiz bastante coisa. Amei esse dia”, disse a pequena Maria Clara.

De acordo com o calendário da Diretoria de Educação, da Semec, o segundo semestre terá 98 dias letivos e ao longo dos próximos seis meses serão ofertadas diversas formações de aperfeiçoamento profissional para os professores, além da Prova Belém para os alunos, e a realização do congresso de Educação Física, entre outros eventos. O semestre será finalizado no dia 30 de dezembro.

Na Escola Francisco Nunes, do Guamá, cada professor preparou uma atividade especial para ser desenvolvida em sala de aula. O estabelecimento de ensino passou por uma reforma durante o mês de julho e os cuidados para manter o espaço sempre limpo e agradável foram ressaltados por todos os professores junto à comunidade estudantil. A expectativa de encontrar um espaço reformado aumentou ainda mais a vontade dos alunos em retornar à escola.

As crianças gostam de vir para cá. Na semana passada, todos os dias os pais ligavam pra confirmar se as aulas iam começar hoje, e desde cedo nós já estávamos a postos aguardando para recebê-los", disse a diretora Dolores Leitão.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Ascom Semec 
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário