quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Prova da subida ao açaizeiro abre os V Jogos das Ilhas











Agregar às práticas esportivas atividades do cotidiano dos ribeirinhos. Essa é a proposta dos V Jogos das Ilhas, abertos nesta terça-feira, 21, na Unidade Pedagógica Maria Clemildes, localizada na comunidade do Caruaru, distante 30 minutos (por barco) da Vila de Mosqueiro. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), reúne alunos da Educação Infantil e do 1º ao 4º ano das Unidades Pedagógicas Maria Clemildes, Bacabeira e Castanhal do Mari-Mari. Este ano, os jogos trazem o tema "Esporte, Cultura e Identidade".

Nos Jogos, a Semec utiliza a prática do esporte como instrumento para a socialização dos alunos, disciplina e expansão de conhecimento, além da valorização da cultura e hábitos locais. Dessa forma, agregada às modalidades já conhecidas, como o futebol, queimada, futsal e corrida, a competição inclui disputas bem originais, mas que estão intimamente ligadas ao dia a dia das comunidades ribeirinhas, como as provas para ver quem sobe mais rápido no açaizeiro, quem bebe mais rápido o açaí e que arremessa mais longe o ouriço da castanha.

Na comunidade do Caruaru, música e dança marcaram cerimônia de abertura dos Jogos, que cumpriu o protocolo de evento esportivos com a realização da volta olímpica, o hasteamento das bandeiras, a execução do Hino Nacional e o acendimento da tocha olímpica.

Núbia Fernanda Foz, 11 anos, aluna da Unidade Pedagógica Maria Clemildes, se apresentou junto com um grupo de carimbó, e disse que aguardava com ansiedade a realização dos jogos. “É a primeira vez que eu vou participar e estou muito animada. Tem um monte de esporte legal que eu quero poder jogar”, disse entusiasmada.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame, lembrou que foi em uma escola do campo que iniciou a sua vida educacional e que, por conhecer bem a realidade e as necessidades de quem vive na região insular empenhará todos os esforços para a melhoria da qualidade do ensino nessas áreas.

“Eu também estudei em uma escola pequena e foi lá que comecei a amar o que é nosso. A Semec tem atuado fortemente no sentido de melhorar a estrutura das escolas do campo e qualidade do ensino que é levado a essas regiões. Estamos investindo na construção de escolas de alvenaria para evitar que se deteriorem com o tempo e para garantir a segurança dos nossos alunos. Já estamos trabalhando para incluir no orçamento de 2015, a construção de uma quadra na comunidade do Caruaru. Embora os nossos alunos ribeirinhos estejam mais distantes de Belém, a educação oferecida a eles é e precisa ser de qualidade”.
Após a cerimônia de abertura, começaram as provas. A primeira competição, para ver quem subia mais rápido o açaizeiro, foi vencida por Matheus Marques Menezes. “Foi muito fácil. Desde pequeno eu via o meu pai subir no açaizeiro pra apanhar os cachos e depois vender. Assim fui aprendendo”, revelou. Na sequência, foi a vez do futebol e do arremesso do ouriço da castanha.

Representante da comunidade, Rosa Maria Montes da Silva destacou que todos os moradores aguardavam pela programação. "É uma alegria pra nossa comunidade receber os jogos. E mais ainda para os alunos das UP’s, que estão reunidos hoje, aqui, recebendo a visita dos representantes da Semec e tendo a chance de mostrar as suas habilidades”, finalizou.

Amanhã será a vez dos esportes de quadra, com as disputas de futsal, vôlei e atletismo na Escola Honorato Filgueiras, na Vila de Mosqueiro, a partir das 9 horas. Nas ilhas Sul, que correspondem às ilhas do Combu, Grande e comunidade da Várzea, a abertura dos jogos será nos dias 11 e 12 de novembro.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Ascom Semec
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário