segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Projeto desenvolvido em escolas de Belém é destaque nacional



Mais uma vez o Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, executado pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) é destaque em rede nacional. Neste sábado, 08, o projeto foi ao ar no quadro “Expedição Terra” explorado pelo ator Max Fercondini e apresentado pela jornalista Sandra Annenberg, no programa matinal “Como será?”, da Rede Globo.
Na visita a Belém, que ocorreu no final de junho, o ator elogiou as belezas naturais da ilha do Combu, local onde as imagens foram gravadas e a alimentação servida aos alunos.  "Aqui é bem diferente pela paisagem e palafitas, é muito interessante a característica rústica do lugar", observou o apresentador Max Fercondini, acrescentando o que achou da alimentação servida aos alunos. "A propósito da alimentação dos alunos, está muito boa, espero voltar e acompanhar outras experiências”, completou.
Esta é a segunda vez que o projeto ganha visibilidade nacional. No final do primeiro semestre deste ano, o jornalista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Warner Bento Filho esteve em Belém e produziu uma série de reportagens de assuntos que são destaques na educação em Belém, incluindo o projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia. As matérias foram publicadas no portal do FNDE.
Isso tudo demostra o reconhecimento no avanço na qualidade da merenda escolar fornecidas aos alunos da rede municipal de ensino de Belém, em especial das localizadas na região das ilhas. Que, por se tratar de áreas que, dependo do período, ficam inundadas, se faz necessário a adoção de outras medidas, como a horta suspensa para que o plantio e o consumo dos alimentos produzidos pelos alunos, para que não fiquem comprometidos.
A meta do Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia é fazer com que os alunos participem de todo o processo da construção da horta até a colheita e degustação e, ao mesmo tempo, aplicar conteúdos pedagógicos como ciências, geografia, matemática, entre outros, tornando o projeto além de um espaço de cultivo, um laboratório vivo.
Para o ano de 2014 estava previsto a implantação de apenas cinco hortas escolares, porém após a verificação do êxito do projeto, 15 já foram implantadas e até o final deste ano, mais duas serão inauguradas. A proposta é que todas as unidades de educação de Belém sejam contempladas com o projeto. Cada escola beneficiada recebe instrumentos para a criação da horta, como carro de mão, mangueira, regador, sementes e enxada, por exemplo.
O projeto chama atenção para os altos índices de obesidade infantil que cresce continuamente em todo o Brasil. A rede municipal de educação de Belém já conta com uma alimentação baseada em alimentos saudáveis, como frutas, verduras, peixes e carne, todos oriundos da agricultura familiar. O que o projeto traz de novidade é a participação dos estudantes.
Para o presidente da Fmae, Walmir Nogueira, é necessário ressaltar a importância da educação alimentar e nutricional para o desenvolvimento escolar. “Investindo em uma alimentação de qualidade e possibilitando para o aluno um hábito alimentar mais saudável, estamos contribuindo para o seu desenvolvimento, pois bem alimentada, adquiri mais conhecimento”, concluiu o presidente.

Texto: Aline Saavedra
Foto: ISIS RENATA
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário