segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Alunos de escolas públicas realizam o II Auto de Natal da Inclusão







 

“Este é um momento muito importante para nós. É uma grande festa de confraternização, é um grande passo”, disse emocionada a dona de casa Maria Iraci Oliveira, mãe da Aline Oliveira Pinheiro, 15, estudante com síndrome de Down, enquanto assistia ao II Auto de Natal da Inclusão.

O momento para mãe e filha representa um grande salto para a inclusão da aluna com deficiência no meio escolar e social. A estudante mostrou no palco que mesmo com limitações, todas as pessoas podem superar os seus desafios e fazer uma bela apresentação.

Este foi o objetivo do espetáculo realizado nesta quarta-feira, 16, no Soprano Restô. A iniciativa foi do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), vinculado a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O espetáculo teatral reuniu 40 crianças com e sem deficiência, que subiram ao palco e encantaram a todos os expectadores. Este ano a apresentação abordou o tema consumismo, muitas vezes priorizado no período do Natal, e fez um alerta para a importância dos principais valores a serem compartilhados, como o amor e o respeito ao próximo.
Na plateia, cerca de 300 crianças, jovens, adultos e idosos assistiam a apresentação. Para Rosenilde Fernandes, no final de ano, o espetáculo é sempre muito esperado. “Todo ano tem novidade no Crie. Eu faço questão de trazer eles. É muito bom que eles tenham contato e aprendam a ter respeito com os colegas especiais”, disse a mãe do Renato Fernandes, aluno do 4º ano da Escola Municipal Ida de Oliveira.

O grupo que compôs a peça é denominado Trupe da Inclusão e integra o programa Artes Cênicas, Expressão e Inclusão, que ao longo do ano desenvolve várias ações. Entre elas estão o Crie Folia, Arrastão cultural e Auto do Círio.

Para a coordenadora do programa e realizadora da apresentação, Suzane Pereira, o teatro é apenas uma ferramenta para construir uma sociedade mais inclusiva e que já está gerando excelentes resultados.

“Nós usamos o teatro para acolher os alunos, para promover a socialização entre eles. E a gente já percebe importantes avanços. A criança com deficiência já supera as barreiras junto com os outros alunos, por exemplo. E isso é ótimo”, afirmou. Após o espetáculo, o papai Noel fez à entrega de brinquedos às crianças presentes que também receberam lanche. “Gostei muito, gostei de tudo e adorei o meu presente”, disse sorridente o aluno Carlos Henrique Souza, da escola Rotary. 

Texto: Aline Saavedra
Foto: Samdy Mendes/ Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário