segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Professora premiada pelo MEC é recebida com festa em Belém











Alunos da Escola Municipal Walter Leite Caminha, localizada no bairro do Benguí, foram prestigiar na tarde desta sexta-feira, 12, no aeroporto internacional de Belém, a chegada da professora Diana Lemes, que conquistou o 8º Prêmio Professores do Brasil, região Norte.

 O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica e instituições parceiras. O objetivo do prêmio é reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica.

O projeto premiado foi “Educação para o trânsito, a vida pede passagem: o Benguí antes e depois da Avenida Independência/Centenário”, que foi desenvolvido com alunos do Ciclo II (4º e 5º anos). No período de 8 a 11 de dezembro, a professora premiada e a diretora da escola, Patrícia Faria Oriolli, participaram do seminário Prêmio Professores do Brasil.

Em Belém, com faixas e cartazes, os estudantes aguardavam ansiosamente a chegada da educadora que recebeu o prêmio em São Paulo nesta quinta-feira, 11. Acolhida com beijos, abraços e demonstrações de carinho, Diana Lemes definiu a emoção que sentia no momento com o sentimento de dever cumprido. “Este foi o maior reconhecimento da carreira dos últimos tempos. É um prêmio da maior instituição ligada à educação no Brasil. Ser reconhecida nacionalmente por um trabalho realizado é muito bom. É mais um momento em que sinto que valeu a pena todos esses vinte e dois anos acreditando na educação pública de qualidade”, disse emocionada.

Entre os alunos que recepcionaram a professora estava a estudante Eliane Beatriz Souza, 10, do 4º ano, que não escondia a felicidade de participar do projeto e estar ali, no momento da chegada. “Estou achando muito bom. A gente ajudou ela a ganhar esse prêmio. Ela me ajudou muito, me ensinou a ler e escrever. É a professora que eu mais gosto”, disse sorrindo.

A cerimônia de entrega ocorreu no Sesc Vila Mariana, em São Paulo e estiveram presentes os professores premiados de todo o Brasil. Para a diretora Patrícia Oriolli, o prêmio reflete os bons trabalhos desenvolvidos na escola. “A escola já teve outros projetos muito importantes. E, com a conquista do Prêmio Professores do Brasil não tenho dúvidas que os nossos professores e estudantes irão estar ainda mais motivados para trabalhar em novos projetos”, disse.

Dentro de sala de aula, a professora desenvolveu o conteúdo programático da Prova Brasil, que avalia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica por escola, utilizando as notícias referentes à nova avenida publicadas em jornais.

Dessa maneira, os alunos exercitaram várias disciplinas, como matemática, geografia, português e redação, utilizando as informações veiculadas. Foram produzidos também exercícios, avaliações, gincanas e aulas práticas.

Para concorrer ao prêmio são inscritos, na maioria das vezes, projetos com temas como letramento e alfabetização. O fato de o projeto “Educação para o trânsito, a vida pede passagem: o Benguí antes e depois da Avenida Independência/Centenário” não ter um tema comum, pode ter sido um dos motivos para que o projeto fosse escolhido como o melhor da região Norte.

 

Texto: Aline Saavedra
Foto: Ascom Semec
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário