segunda-feira, 13 de abril de 2015

Alunos de escolas públicas viajam para Portugal em intercâmbio cultural




Seis alunos de escolas públicas municipais vão viajar para Portugal no fim do mês de maio para participar de um intercâmbio cultural, por meio do projeto Conheça o Seu Munícipio, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A Prefeitura Municipal de Belém é que viabiliza a viagem, em parceria com a Casa de Estudos Luso-Amazônicos - Cela/UFPA.
A comitiva belenense é formada por alunos das escolas Honorato Filgueiras (Jurunas), Edson Luís (Guamá), República de Portugal (Marambaia) e Liceu Mestre Raimundo Cardoso (Icoaraci), além de um professor por escola, um coordenador da Cela e um coordenador do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismub)..
O embarque da comitiva acontece no dia 30 de maio, com retorno no dia 14 de junho. Nestes dias, os alunos irão conhecer a cidade de Bragança, visitar os pontos turísticos e as escolas públicas da cidade, além de aprender mais sobre os hábitos, educação, cultura e gastronomia local.
“É uma coisa espetacular. Pra mim, que gosto de estudar geografia, é uma oportunidade muito grande, por isso me interessei e estudei bastante para participar. Eu estou muito feliz e ansioso”, disse o aluno do 8º ano da Escola Honorato Filgueiras, Daniel Pinheiro Silva.
A cidade mais distante que o aluno já visitou foi Bragança, no nordeste do estado, junto com os estudantes portugueses, durante intercâmbio no Pará, realizado no mês de junho do ano passado. A visita fez parte do projeto que proporcionou a vinda de seis alunos, com idade entre 11 e 13 anos, e quatro professores-coordenadores da Escola Pública Miguel Torga, de Bragança, em Portugal, ao Pará, onde conheceram a realidade dos alunos nas escolas públicas de Belém e de algumas outras cidades do Estado.
Como forma de acolher as famílias e preparar os alunos para o que vão encontrar, o cônsul Português no Pará, Joaquim Rosário, se reuniu, no último dia 31, com representantes da Semec, alunos e pais dos alunos para falar sobre o país que os estudantes irão conhecer.
“A cidade de Bragança tem muitas particularidades. É treze vezes menor que o Estado do Pará e é uma terra fria, que tem mais de mil anos de história e, portanto, possui muitas coisas para explorar”, disse o cônsul.
Para os pais dos alunos, a oportunidade é única e irá acrescentar conhecimentos à vida pessoal, estudantil e profissional dos filhos. “É muito gratificante. Eu me sinto orgulhosa em saber que ele vai fazer essa viagem e aprender coisas novas. Eu não tive muitas oportunidades, mas faço de tudo para que ele possa ter. É importante para que ele tenha um futuro melhor. Agradeço a cada um que fez com que essa porta se abrisse”, disse, emocionada, a mãe do aluno, Silvia Pinheira.
Através deste projeto os alunos terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre educação patrimonial e cultural de cidades homônimas entre o Estado do Pará e Portugal, como Bragança, Viseu, Alenquer, Óbidos, entre outras.
A Secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame, fala da importância de os alunos paraenses conhecerem melhor a história de Portugal e o quanto aquele país influenciou o nosso Estado. “O fato de termos cidades no Pará homônimas as de Portugal mostra que os dois países guardam semelhanças e aproximações históricas e culturais”. 

Texto: Aline Saavedra
Foto: Ascom Semec 
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário