“Eu só fui perceber que o meu filho tinha algo diferente quando ele tinha 3 anos e eu só fui saber o que era o autismo, no mesmo ano, quando tinha 39. Até então, a falta de informação era muito grande, mesmo eu buscando me informar sobre vários assuntos. E por ele nãoapresentar nenhuma
deficiência visível, é mais difícil ainda para as pessoas perceberem que ele
tem uma deficiência.”, este é o depoimento de Lucivaldo Souza, pai de Eric
Lucke, de 9 anos, com autismo.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É
uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de
socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento. A cor azul
simboliza a consciência para o 2 de abril em relação ao autismo, em todo o
mundo.
Alunos atendidos pelo Centro de Referência em Inclusão
Educacional Gabriel Lima Mendes, vinculado à Secretaria Municipal de
Educação estiveram presentes e participaram da caminhada. Atualmente, 154
alunos atendidos pelo centro são diagnosticados com a deficiência.
Os estudantes frequentam as aulas regulares desde as
turmas iniciais até a Educação de Jovens e Adultos e duas a três vezes por
semana recebem o Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos
multifuncionais com fonoaudiólogos, psicopedagogos e outros profissionais, a
fim de aprimorar suas habilidades, respeitando sempre o limite individual.

“É importante que a criança com autismo esteja incluída.
Eu acredito que com isso ele pode ter um futuro de possibilidades. Tem que
acreditar, tem que ter fé. Depois que ele passou a frequentar a escola percebo
que ele está evoluindo”, afirmou Daniela.
Para a coordenadora do Crie, Denise Costa, o evento é
importante não apenas para divulgar os serviços que o Centro oferece, mas
também para promover a inclusão. “A importância de nós estarmos aqui hoje é
justamente, para mais uma vez, realizar a integração entre o Centro e as
famílias. Nós do Crie já buscamos essa interação por meio do Programa do
Transtorno do Espectro do Autismo, o Proteia, que é justamente a aproximação
entre a família e a comunidade escolar, pois ambos são importantes para o
desenvolvimento do aluno”, finalizou.
Texto:
Aline Saavedra
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
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