quarta-feira, 19 de março de 2014

Prefeitura forma gestores para controle de qualidade da merenda escolar





Diretores de Escolas e Coordenadores de Unidades de Educação Infantil (UEI’s) da Prefeitura de Belém são os primeiros a receber, por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante – Fmae, a Formação para o Controle de Qualidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A formação atende à Resolução RDC nº 216 de 2004 da Vigilância Sanitária que, dentre outras deliberações, exige que todas as pessoas que lidam com alimentos tenham treinamento específico.

A iniciativa objetiva direcionar as boas práticas de higiene nas etapas de manipulação de alimentos escolares, para o aprendizado de novas técnicas alimentares. “Envolver os gestores de escolas e UEI’s, é a grande novidade das formações 2014. Entendemos que precisamos incluir os gestores como parte integrante do acompanhamento e controle da segurança alimentar nas escolas”, afirmou Carmem Brandão, nutricionista da Fmae.

No treinamento, os gestores têm a oportunidade de conhecer a lei 11.947 de 2009 do Pnae, assim como as boas práticas do manuseio e armazenagem da alimentação; educação alimentar; técnicas de conservação hortaliças e frutas e relacionamentos no ambiente de trabalho.

“Antes, somente os manipuladores das escolas faziam esse treinamento. Hoje, nós, gestores, realizamos o treinamento para que possamos também fazer o controle e acompanhamento das determinações exigidas pela Lei do Pnae”, afirmou a diretora da escola Honorato Filgueiras, Maria Divane Pereira.

A Secretaria Municipal de Educação através do Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador , bem como a Secretaria Municipal de Saúde , por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), também farão treinamentos na formação de ginástica laboral para incentivar posturas ocupacionais mais corretas no desenvolvimento das tarefas, redução da fadiga no trabalho e orientações de salubridade no ambiente da cozinha escolar. O treinamento tem a duração de 16h, distribuídas em quatro dias.

O certificado de conclusão da capacitação é validado pela Vigilância Sanitária do município como documento equivalente à Carteira de Manipulador de Alimentos e tem validade de um ano.

Texto: Jolse Quinto
Fotos: Luis Miranda


Nenhum comentário:

Postar um comentário