sexta-feira, 14 de março de 2014

Semec promove Curso de Educação especial para professores de Belém





Atividades cooperativas e de inclusão, avaliação na educação de surdos e preparação do aluno com deficiência para a Prova Brasil são alguns dos temas abordados na formação em educação especial promovida pela Prefeitura de Belém para professores da rede municipal de ensino. O curso é coordenado pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, o Crie e segue desde esta quinta-feira, 13, até o mês de abril.

Professores especializados na área da educação especial são os responsáveis pelas atividades do curso que duas aulas semanais. A meta é qualificar todos os profissionais que participam de forma direta e indireta da educação de pessoas com deficiência no município.

Os cursos de atividades cooperativas e inclusão, como as esportivas, por exemplo, são novidade na formação, para conscientizar mais ainda alunos, professores e os funcionários da escola da importância do envolvimento de todos para que ocorra a inclusão efetivamente.

Lucidéa Corrêa, professora de educação física ressalta a importância do curso para que alunos com deficiência também participem de atividades cooperativas dentro da escola. “Aqui nós falamos da importância da pessoa com deficiência participar das atividades, seja ela realizada na quadra ou em qualquer lugar da escola”, afirmou.

O papel dos professores no assessoramento e intermediação entre a sala de aula e as salas de recursos multifuncionais também estão entre os assuntos da formação oferecida pela Semec, para avaliar e aperfeiçoar a didática de acolhimento e colaboração no desenvolvimento dos alunos.

Estagiária na Escola Municipal Abel Martins, em Mosqueiro, Edielen Bentes Barata, acompanha uma aluna de 11 anos com Transtorno Global de Desenvolvimento. Entre outras limitações a criança tem a fala comprometida e Edielen ressalta a importância de aprender como fazer o melhor acompanhamento dos alunos.

“É importante a participação de todos, tanto de quem está dentro da escola, quanto de quem está fora. Apesar de a inclusão desses alunos já ser feita com naturalidade em muitos lugares, ainda há uma pequena resistência. Se todos tiverem a mesma concepção, eles serão aceitos de maneira melhor e toda a sociedade ganha”, acredita Edielen.

A professora licenciada do Estado de Roraima, Elcineide Mariaba soube do curso através da televisão e aprovou a iniciativa do centro. “Isso tudo que está sendo discutido traz o desenvolvimento para a educação em geral. Em Roraima, cursos como esses ainda são muito restritos e aqui todos têm a possibilidade de participar e fazer com que todo esse debate saia das quatro paredes. É um passo muito importante que está sendo dado pra educação em Belém”, afirmou.

Texto: Aline Saavedra – Ascom Semec
Fotos: Divulgação Crie
Edição: Tânia Menezes

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