quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prefeitura quer ampliar alfabetização de adultos em Belém








Alfabetizar mais de 3.400 pessoas que por algum motivo não tiveram acesso à escola é a meta da. Prefeitura de Belém para este ano. Nesta segunda feira,31, tiveram início as aulas do Movimento de Alfabetização de Jovens  e Adultos e Idosos ( Mova da Secretaria Municipal de Educação. 

Até 2013 o número de analfabetos em Belém chegava a 25 mil, nesse mesmo ano a Prefeitura,com o Mova, alfabetizou mais de 3 mil pessoas. Até 2016, quando a cidade completa 400 anos, o objetivo é reduzir esse número pela metade.

Para 2014 já foram formadas 170 turmas em Belém, sendo 13 nas ilhas.Na unidade pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na Ilha da Várzea, 40 pessoas  com idades entre 20 e 70 anos,se inscreveram para participar das duas turmas de alfabetização. "Dona Gregória da Costa Pinheiro,74, moradora  há 40 anos do Igarapé Santo Antônio da Ilha da Várzea, nunca frequentou uma escola, mas esse ano conseguiu se inscrever na turma do Mova na UP Navegantes que fica bem perto da casa dela. "Agora com essa turma aqui pertinho de mim, eu vou realizar meu sonho, apesar da minha idade, vou aprender a ler e escrever",disse Gregória. 

Em respeito a essas pessoas que vêm de muito longe e fizeram muito esforço na vida, e que hoje querem aprender  a ler e escrever, a Semec não vai medir esforços para deixar os espaços bem agradáveis, com professores capacitados e merenda de qualidade para atender esses novos alunos que merecem parabéns por voltarem a estudar", comentou Socorro Aquino, diretora de Educação da Semec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário