segunda-feira, 26 de maio de 2014

Salário é um dos maiores do País, diz prefeitura


Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, o salário dos professores de Belém está entre as melhores do Pais. Ernjaneim deste ano, o Ministério da Educação anunciou o novo piso salarial dos professores da educação básica (ensinos fundamental e médio) de RS 1.697,00. Porém, a Prefeitura de Belém vem pagando, desde o início do ano de 2014, o salário das professores da rede municipal de ensino como reajuste dado ao salário mínimo de 6,7896, acima da inflação que foi de 5,91%.

Com o aumento, o professor com 40 horas semanais passou a ganhar RS 1.918,60 de piso que, se somadas às vantagens, ou seja, 10()% de escolaridade, a regência de classe e abono, o salário chega a RS 4.239,73 para eis recém-concursados.

Na comparação dos salários pagos aos docentes nas principais cidades brasileiras, Belém fica entre as que melhor remuneram seus professores e está á frente de cidades como São Paulo que paga RS 2.600, Recife (RS 1.742,64), Porto Velho (RS 1.445,23), Rio de Janeiro (RS 4.147) e Maceió (RS 1.075,28) entre outras.

Além do salário, a Prefeitura também investe na preparação e formação continuada das professores com cursos, assessoramento nas escolas e avaliação da aprendizagem dos alunos. Outro ponto em que a Prefeitura de Belém vem avançando é na convocaçãode concursados. No último, para preenchimento de 1.288 vagas, a prefeitura chamou e nomeou 1.672 no‘us professores, 474 a mais do que o previsto no edital.

Somente no primeiro semestre deste ano, estão sendo investidos mais de 17 milhões de reais em reformas e construção de novas escolas, quadras cobertas e aquisição de 5 mil bicicletas, que estão sendo entregues a alunos das ilhas de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro para ajudar no transporte e evitar a evasão escolar. Outro investimento foi a aquisição de 3.900 tablets e distribuição inédita de 3.500 bônus-livro no valor de RS 200,00 para as professores utilizarem na Feira Pan Amazónica do Livro.

Para este ano, a atual gestão priorizou a realização de 82 intervenções na rede fisica. Em 45 espaços estão sendo feitas desde pequenas reparas, além da construção de novas escolas, que devem garantir melhores condições para a comunidade escolar. "Os investimentos que estão sendo feitos na rede física são para que ela se amplie com qualidade", afirmou a gestora da educação municipal, Rosinéli Guerreiro Salame.

A prefeitura já entregou população três novas escolas Maroja Neto em Mosqueiro, um bloco de 6 salas na escola Alda Eutrópio (noTapanã) e a Unidade de Educação Infantil Jesus Maria José (no Curió Utinga), que juntas geram mais de 1.300 novas vagas na rede municipal.

Até o final do ano devem ser criadas outras 4 mil vagas nos distritos e região das ilhas. Na Pratinha, os trabalhos estão adiantados e a previsão é de que a Escola Municipal Pratinha II, com 700 vagas, seja entregue ainda neste Mês de maio.

Serão construídas ainda, 11 unidades de ensino, sendo cinco Escolas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental e seis Unidades de Educação Infantil (UELs), as antigas creches nos bairros de Águas Lindas, onde será construída a (11 Jardim Nova Vida; Icoaraci, com a UB Avertano Rocha; Tenoné, com a construção do Campus Elisios; Tapanã, com a IJEI Comunidade Vitória e Mosqueiro, com as tias Mamja Neto e Rotary

Na Educação Fundamental, a Prefeitura vai entregar as escolas Ayrton Senna, no Tenoné; Manoela de Freitas, em São Brás; Águas Negras, que traz em seu nome, o nome do bairro, e Solerno Moreira, no bairro da Terra Firme. A previsão é de que todas as escolas sejam entregues ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário